Diretrizes de Comunicação Gentil do GNU

por Richard Stallman

Propósito

O Projeto GNU incentiva contribuições de quem quer que deseje promover o desenvolvimento do sistema GNU, independentemente de gênero, raça, grupo étnico, aparência física, religião, formação cultural e quaisquer outras características demográficas, bem como visões políticas pessoais.

As pessoas às vezes são desencorajadas a participar do desenvolvimento do GNU por causa de certos padrões de comunicação que lhes parecem inamistosos, hostis, rejeitantes ou duros. Esse desencorajamento afeta particularmente quem é parte de demografias desfavorecidas, mas não se limita a tais grupos. Portanto, pedimos a todos os contribuidores que façam um esforço consciente, nas discussões do Projeto GNU, para se comunicar de maneiras que evitem esse resultado – para evitar práticas que previsível e desnecessariamente arrisquem afastar alguns contribuintes.

Essas diretrizes sugerem maneiras específicas de atingir esse objetivo.

Diretrizes

Ao fazer um esforço para seguir essas diretrizes, incentivaremos mais contribuições aos nossos projetos e nossas discussões serão mais amigáveis e chegarão a conclusões mais facilmente.

Nota de rodapé

  1. Honrar as preferências das pessoas em relação à identidade de gênero inclui não se referir a elas de maneira conflitante com essa identidade. Por exemplo, não usar pronomes que lhes seja conflitante. Existem várias maneiras de evitar isso. Uma maneira é usar pronomes de gênero neutro, uma vez que eles não entram em conflito com nenhuma possível identidade de gênero. Uma escolha é o uso singular de “they”, “them” e “theirs”. Outra opção usa os pronomes singulares neutros em termos de gênero, “person”, “per” e “pers” que são usados na informações para mantenedores de softwares GNU. Outros pronomes de gênero neutro também foram usados em inglês.

Nota do tradutor: