From 22c3bfee9148e1836817ef00b4829a8385570c69 Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: Christian Grothoff Date: Sat, 24 Sep 2022 17:04:26 +0200 Subject: update RMS articles --- .../articles/br/free-software-for-freedom.html | 96 +++++++++++++--------- 1 file changed, 55 insertions(+), 41 deletions(-) (limited to 'talermerchantdemos/blog/articles/br/free-software-for-freedom.html') diff --git a/talermerchantdemos/blog/articles/br/free-software-for-freedom.html b/talermerchantdemos/blog/articles/br/free-software-for-freedom.html index d5a3b85..81b759e 100644 --- a/talermerchantdemos/blog/articles/br/free-software-for-freedom.html +++ b/talermerchantdemos/blog/articles/br/free-software-for-freedom.html @@ -1,7 +1,15 @@ - + - + + + + Por que “Software Livre” é melhor que “Código Aberto” - GNU Project - Free @@ -9,14 +17,20 @@ Software Foundation + + + + +

Por que “Software Livre” é melhor que “Código Aberto”

-
-

Este artigo foi substituído por uma grande reescrita, +

Este artigo foi substituído por uma grande reescrita, “Código Aberto” não compartilha dos objetivos do Software Livre, que é muito melhor. Nós -mantemos esta versão por razões históricas.

+mantemos esta versão por razões históricas.

+

Enquanto o software livre por qualquer outro nome lhe daria a mesma @@ -25,7 +39,7 @@ liberdade, faz uma grande diferença o nome que usamos: palavras diferentes

Em 1998, algumas pessoas da comunidade de software livre começaram a usar o -termo “software de código aberto” em +termo “software de código aberto” em vez de “software livre” para descrever o que eles fazem. O termo “código aberto” (open source) rapidamente se tornou associado a uma abordagem diferente, uma @@ -64,7 +78,7 @@ concordamos mais ou menos nas recomendações práticas. Portanto, podemos e trabalhamos juntos em muitos projetos específicos. Nós não pensamos no movimento Código Aberto como um inimigo. O inimigo é o software -proprietário.

+privativo.

Nós não estamos contra o movimento Código Aberto, mas não queremos ser @@ -118,7 +132,7 @@ usuários. No entanto, o significado óbvio para a expressão “software de código aberto” é “Você pode ver o código-fonte”. Este é um critério muito mais fraco que o software livre; inclui software livre, mas também alguns programas proprietários, +href="/philosophy/categories.html#ProprietarySoftware">privativos, incluindo Xv e Qt sob sua licença original (antes da QPL).

@@ -192,13 +206,13 @@ primeiro passo.

Mais cedo ou mais tarde, esses usuários serão convidados a voltar ao -software proprietário por alguma vantagem prática. Inúmeras empresas -procuram oferecer essa tentação e por que os usuários recusariam? Somente se -eles aprenderam a valorizar a liberdade que o software livre lhes -dá, por si só. Cabe a nós espalhar essa ideia – e, para fazer isso, -temos que falar sobre liberdade. Uma certa quantidade da abordagem de -“manter silêncio” para os negócios pode ser útil para a comunidade, mas -também precisamos ter muita conversa sobre liberdade.

+software privativo por alguma vantagem prática. Inúmeras empresas procuram +oferecer essa tentação e por que os usuários recusariam? Somente se eles +aprenderam a valorizar a liberdade que o software livre lhes dá, +por si só. Cabe a nós espalhar essa ideia – e, para fazer isso, temos +que falar sobre liberdade. Uma certa quantidade da abordagem de “manter +silêncio” para os negócios pode ser útil para a comunidade, mas também +precisamos ter muita conversa sobre liberdade.

No momento, temos muito do “manter silêncio”, e não liberdade suficiente @@ -206,8 +220,8 @@ para falar. A maioria das pessoas envolvidas com o software livre fala pouco sobre liberdade – geralmente porque elas procuram ser “mais aceitáveis para os negócios”. Distribuidores de software mostram especialmente esse padrão. Algumas distribuições do sistema operacional GNU/Linux adicionam pacotes proprietários -ao sistema livre básico e convidam os usuários a considerarem isso uma +href="/gnu/linux-and-gnu.html">GNU/Linux adicionam pacotes privativos ao +sistema livre básico e convidam os usuários a considerarem isso uma vantagem, em vez de um passo para trás da liberdade.

@@ -264,7 +278,7 @@ deles.)

E aqui está como a Cygnus Solutions, que foi formada para ser uma empresa de software livre e posteriormente ramificada (por assim dizer) em software -proprietário, anunciou alguns produtos de software proprietários:

+privativo, anunciou alguns produtos de software privativo:

A Cygnus Solutions é líder no mercado de código aberto e acaba de lançar @@ -295,7 +309,7 @@ estão tentando dar um significado diferente.

No encontro “Open Source Developers Day” em agosto de 1998, vários desenvolvedores comerciais disseram que pretendem fazer apenas parte de seu trabalho software livre (ou “código aberto”). O foco de seus negócios está -no desenvolvimento de complementos proprietários (software ou manuais) para vender aos usuários deste software livre. Eles nos pedem para considerar isso como legítimo, como parte de nossa comunidade, porque parte do dinheiro é doado para o @@ -303,12 +317,11 @@ desenvolvimento de software livre.

Na prática, essas empresas buscam obter o favorável selo de “código aberto” -para seus produtos de software proprietários – mesmo que esses não -sejam “softwares de código aberto”, porque eles têm alguma relação com o -software livre ou porque a mesma empresa também mantém algum software -livre. (Um fundador de empresa disse explicitamente que eles colocariam, no -pacote livre que eles apoiam, o mínimo do trabalho que a comunidade -exigiria.)

+para seus produtos de software privativo – mesmo que esses não sejam +“softwares de código aberto”, porque eles têm alguma relação com o software +livre ou porque a mesma empresa também mantém algum software livre. (Um +fundador de empresa disse explicitamente que eles colocariam, no pacote +livre que eles apoiam, o mínimo do trabalho que a comunidade exigiria.)

Ao longo dos anos, muitas empresas contribuíram para o desenvolvimento de @@ -336,7 +349,7 @@ inadequada. O termo “código aberto” abriu a porta para isso.

Em uma feira no final de 1998, dedicada ao sistema operacional muitas vezes -referido como “Linux”, o orador em +referido como “Linux”, o orador em destaque era um executivo de uma empresa de software proeminente. Ele provavelmente foi convidado por conta da decisão de sua empresa de “apoiar” esse sistema. Infelizmente, a forma deles de “apoiar” consiste em lançar @@ -374,8 +387,7 @@ para que possamos ajudar nesse trabalho. Se você acha que a liberdade e a comunidade são importantes para seu próprio bem – não apenas para a conveniência que elas trazem – junte-se a nós usando o termo “software livre”.

- -
+
+

Nota

O artigo +href="https://ocw.mit.edu/courses/sloan-school-of-management/15-352-managing-innovation-emerging-trends-spring-2005/readings/lakhaniwolf.pdf">artigo sobre a motivação dos desenvolvedores de software livre, de Lakhani e Wolf, diz que uma fração considerável deles é motivada pela visão de que o software deveria ser livre. Isso ocorreu apesar do fato de que eles pesquisaram os desenvolvedores no SourceForge, um site que não apoia a visão de que essa é uma questão ética.

-
-

Este ensaio foi publicado em Free +


+
+M. Stallman.

+
@@ -407,7 +421,7 @@ M. Stallman.

-
+ -- cgit v1.2.3